São muitos os benefícios do Pilates para a saúde, seja física ou mental. Considerado uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado, o Pilates é um tipo de atividade física que busca o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo.
Criado por Joseph Pilates — por isso o nome popular, o método originalmente chamava-se "Contrologia", que significa o controle do corpo pela mente.
Joseph Pilates baseou sua técnica em seis princípios básicos:
Concentração
Controle
Precisão
Centro
Respiração
Fluidez
Muito indicado pelos médicos hoje em dia, o Pilates possui inúmeros benefícios para a nossa saúde. Os oito principais são:
Postura
Alívios das dores
Definição muscular
Concentração
Equilíbrio mental e físico
Alongamento
Consciência Corporal
Bem-estar
Além desses, podemos destacar também:
Anti-stress
Prevenção de lesões
Maior mobilidade articular
Melhora da capacidade respiratória
Aumento de resistência e força muscular
Ajuda no processo de reabilitação
Melhora da autoestima
Redução da fadiga muscular
Melhora da qualidade do sono
O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas, porque os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias. E é importante lembrar que o método não é indicado apenas para quem sente dores. Todo mundo pode praticar esse exercício.
Comments